O Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon (IATA: CGB, ICAO: SBCY) é um aeroporto internacional localizado no município de Várzea Grande, em Mato Grosso. É o principal aeroporto do estado do Mato Grosso.
Dista oito quilômetros do centro de Cuiabá, a capital do estado, sendo o terceiro aeroporto mais movimentado do Centro-Oeste do Brasil, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.
Em seu interior, existem duas grandes obras de arte demonstrando as belezas do pantanal: um quadro do pintor Clóvis Hirigaray mostrando um índio e um quadro de Daniel Dorileo mostrando uma arara-azul. As pinturas eram usadas para esconder a parte do terminal que seria ampliada e que, depois de concluídas as obras, acabaram por se tornar característica marcante do aeroporto.
Aeroporto Cuiabá História
A aviação em Cuiabá começou em 1939 com a inauguração do aeródromo, onde hoje é a Vila Militar, em Cuiabá. Em 1942, foi criado em Cuiabá o distrito de obras do Ministério da Aeronáutica, e um novo aeroporto foi planejado. Várzea Grande foi escolhida para sediar esse novo aeroporto, por possuir melhores condições de operacionalidade que a capital estadual.
Em 1949, o terreno do aeroporto foi doado pelo governo estadual ao ministério, e a pista de pousos foi inaugurada em 1956. O terminal de passageiros funcionou precariamente na sede do canteiro de obras até 1964, quando o novo terminal foi construído. Em fevereiro de 1975, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária assumiu a administração do aeroporto e deu início à execução de várias obras para atender às necessidades do complexo aeroportuário.
A partir de 1996, o Aeroporto Marechal Rondon tornou-se internacional. Como o movimento aéreo cresceu mais que a capacidade de operação do aeroporto, um novo terminal começou a ser construído em 2000, e obras de modernização no pátio de aeronaves e na pista de pouso foram feitas. Em 2005 foram mais de 880 mil passageiros que passaram pelo terminal, enquanto que a capacidade prevista era de 580 mil.
Em 30 de junho de 2006 foi inaugurado o novo terminal, aumentando a capacidade para um milhão de passageiros por ano. Entretanto, as obras não acabaram. O antigo terminal seria demolido, com a ampliação do novo complexo. Essa ampliação era necessária, uma vez que era esperado que o aeroporto atingisse a capacidade máxima prevista ainda em 2006, com um crescimento de dez por cento no movimento em relação a 2005.
Em 2011, o movimento ultrapassou todas as expectativas: foram mais de 2,6 milhões de passageiros, chegando a superar o limite do aeroporto, que era de um milhão. Por esse e por outros fatores, como a Copa 2014, foi prevista uma nova ampliação do complexo aeroportuário da região metropolitana de Cuiabá.
Aeroporto Cuiabá Vôos
Você pode acessar informações sobre os vôos que partem e chegam no Aeroporto de Cuiabá através da Aba Vôos online.
Aeroporto Cuiabá Estacionamento
A GJ Park é quem administra o estacionamento do aeroporto, funciona 24 horas e para tarifas, verificação da possibilidade de reserva antecipada de vaga e outras informações, consulte a operadora do estacionamento pelo telefone (65) 99966-3485.
Vagas Aeroporto Cuiabá – Trabalhe Conosco
Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para a Aeroporto Cuiabá.
Horário de Funcionamento Aeroporto Marechal Rondon em Cuiabá
- 24 horas
Onde fica, Endereço e Telefone Aeroporto Marechal Rondon em Cuiabá
- Av. João Ponce de Arruda, s/n – Jardim Aeroporto – Várzea Grande – MT
- Telefone: (65) 3614-2500