Cuiabá FC é um time de futebol brasileiro, sediado na cidade de Cuiabá. Fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffoli, popularmente conhecido como Gaúcho. Suas cores oficiais são o verde e amarelo. Costuma mandar suas partidas na Arena Pantanal, um dos estádios da Copa do Mundo de 2014.
Tem como os dois maiores rivais esportivos o Mixto Esporte Clube, com o qual protagoniza o Duelo Cuiabano, e o Luverdense Esporte Clube, com quem disputa o Clássico Ouro-Verde.
Dentre suas principais conquistas, destacam-se um título regional, a Copa Verde e nove títulos de campeão Mato-grossense.
Cuiabá FC História
No começo de sua história, o Cuiabá Esporte Clube foi um centro de treinamentos com enfoque em categoria de base chamado “Escolinha do Gaúcho”, em referência ao ex-jogador e fundador Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho. Além disso, até o ano de 2003 o time competiu apenas em campeonatos amadores do Mato Grosso. Nesse mesmo ano, houve a alteração do nome e a estreia no campeonato estadual. Nos primeiros anos como um time profissional, o Cuiabá foi bicampeão mato-grossense (2003 e 2004) e estreou na Série C do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2004.
Entre os anos de 2007 e 2008 o Cuiabá Esporte Clube passou por um período de licenciamento, sendo uma das principais razões para isso o fator financeiro do time na época. Nesse mesmo período a sociedade entre Gaúcho e os irmãos Neponuceno foi desfeita. No ano de 2009, o Cuiabá foi vendido à família Dresch, proprietária da “Drebor Borrachas Ltda”, indústria com sede em Cuiabá e principal patrocinadora do time desde sua criação.
Nesse mesmo ano disputou a Segunda Divisão do futebol estadual, na qual foi vice-campeão, e a 6 ª Copa Mato Grosso. No ano seguinte, em 2010, o time volta a jogar a primeira divisão do Campeonato Mato-Grossense, ademais, nesse mesmo ano o time conquista o primeiro título após o período de licenciamento, a Copa Mato Grosso, diante do Operário de Várzea Grande. Em 2011 o Cuiabá foi campeão estadual após sete anos e, em seu ano de estreia, conquistou o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro após avançar até as semifinais,no entanto, foi derrotado pelo Santa Cruz e ficou em terceiro lugar.
A segunda participação do time na Série C foi em 2012, e, por conta de um confronto direto contra o Salgueiro na última rodada, o time não foi rebaixado No início de 2013 o Cuiabá conquista o campeonato estadual diante do Mixto. Assim como no ano anterior, a permanência do Cuiabá na Série C também foi definido na última rodada, graças a uma combinação de resultados. No começo de 2014, o Cuiabá conquistou o seu quinto título no campeonato estadual, o último ganho no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o “Dutrinha”, isso por conta da inauguração da Arena Pantanal, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que tornou-se o novo estádio para maioria dos times das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. O Cuiabá fez seu jogo de estréia na Arena Pantanal contra o Internacional pela segunda fase da Copa do Brasil de 2014. O Cuiabá foi campeão pela terceira vez consecutiva do Campeonato Mato-Grossense, somando ao todo seis títulos.Na terceira divisão nacional o time ficou fora da zona de classificação e fez uma das piores campanhas desde o seu retorno, em 2012.
Em 2015, o time conquistou um dos seus títulos mais importantes, a Copa Verde. Na ocasião, Cuiabá e Remo fizeram uma das finais mais surpreendentes do futebol brasileiro e por fim, o Cuiabá Esporte Clube tornou-se campeão após uma virada histórica na Arena Pantanal. Consequentemente, o time garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2016, sua primeira competição internacional.
No ano seguinte, além do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá jogou a Copa FMF e conquistou o título pela segunda vez. O ano de 2016 também foi muito importante por ter sido o da estréia do time em competições internacionais. Graças a conquista da Copa Verde de 2015, o Cuiabá participou da Copa Sul-Americana, na ocasião jogou contra a Chapecoense pela segunda fase da competição. No começo de 2017 o Cuiabá conquistou seu sétimo título no Campeonato Mato-Grossense e tornou-se o terceiro maior campeão do Estado, desde a criação da competição, em 1943. Além disso, em 2017 o Cuiabá ganhou seu terceiro título da Copa FMF.
Em 2018, o Cuiabá conquistou seu oitavo título estadual, graças a esse título tornou-se o maior campeão do Mato Grosso na última década com um total de dez títulos, entre regionais e nacionais. No Campeonato Brasileiro, o Cuiabá fez a sua melhor campanha, tendo o melhor ataque da competição. Com isso, conquistou o vice-campeonato da Série C e, consequentemente o acesso a Segunda Divisão nacional.
No primeiro semestre de 2019, o Cuiabá venceu o Campeonato Mato-grossense pela nona vez, a terceira seguida.
Cuiabá FC Estádios
Estádio Eurico Gaspar Dutra: popularmente conhecido como Dutrinha, foi um dos mais importantes estádios do Mato Grosso no século XX. Entre os anos de 2003 e 2014 foi o local onde o Cuiabá mandou regularmente a maioria dos seus jogos e já foi palco de inúmeras competições importantes, como as disputas pela Série D e Série C do Campeonato Brasileiro, bem como, seus primeiros títulos estaduais.
Arena Pantanal: foi construída com todas as exigências da FIFA para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Ela substituiu o antigo Estádio Governador José Fragelli, conhecido popularmente como “Estádio Verdão”, demolido para dar lugar ao novo estádio. Desde abril de 2014 é onde o Cuiabá manda os seus jogos. Pela Copa do Brasil, o Cuiabá fez seu primeiro jogo na Arena Pantanal contra o Internacional, partida empatada em 1×1, para 21 mil pessoas, o maior público antes da Copa do Mundo. No dia 22 de setembro de 2018, um novo recorde de público foi alcançado quando 41.311 pessoas assistiram disputa da final da Série C do Campeonato Brasileiro entre Cuiabá e Operário Ferroviário.
Cuiabá FC Cuiabá Sócio Torcedor
Projeto sócio-torcedor do Cuiabá Esporte Clube oferece praticidade e comodidade de acesso aos jogos na Arena e comunicação com o torcedor. São várias opções à sua escolha, todos dão direito a assistir a todos os jogos do Dourado na Arena Pantanal. Dispõe dos seguintes planos:
- Plano Dourado: Acesso livre na arquibancada superior do setor Norte, atrás do gol.
- Plano Bronze: Acesso livre em qualquer arquibancada do setor Norte atrás do gol.
- Plano Prata: Acesso livre no setor Leste inferior, nas laterais do gramado.
- Plano Ouro: acesso livre no setor Oeste inferior, nas laterais do gramado.
- Plano Diamante: Acesso aos camarotes Ope Bar de chope e petiscos com visão privilegiada
- Plano Mirim: Acesso livre em qualquer arquibancada, Comente para dependentes de até 12 anos
Horário de Funcionamento Cuiabá FC em Cuiabá
- Segunda a Sexta das 08h às 18h
Onde fica, Endereço e Telefone Cuiabá FC em Cuiabá
- Av. Ayrton Senna da Silva, 403 – Distrito Industrial – Cuiabá – FC
- Telefone: (65) 3667-6706
Outras informações e site
- Mais informações: www.cuiabaesporteclube.com.br
- E-mail: [email protected]