O IFMT Cuiabá – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – é uma instituição de ensino público superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino em Mato Grosso.

É vinculado ao Ministério da Educação e criado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

IFMT Cuiabá

O IFMT tem no Estado de Mato Grosso a sua área de atuação geográfica, conta com desceis campi em funcionamento, além da sua Reitoria instalada em Cuiabá. Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão da instituição e dos cursos de educação superior, o IFMT é equiparado às universidades federais.

IFMT Cuiabá História

O IFMT Cuiabá foi fundado em 23 de setembro de 1909, através do decreto n.º 7.566, de 23/09/1909, de autoria do Presidente da República Nilo Peçanha. Inaugurado em 1° de janeiro de 1910 como Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (EAAMT), tinha como objetivo munir o aluno de uma arte que o habilitasse a exercer uma profissão e a se manter como artífice.

Em 1930, a EAAMT vinculou-se ao Ministério da Educação e Saúde Pública e, em 13 de janeiro de 1937, através da Lei nº 378, as Escolas de Aprendizes Artífices receberam a denominação de Liceus Industriais. No entanto, somente em cinco de setembro de 1941, via Circular nº 1.971, a EAAMT assumiu oficialmente a denominação de Liceu Industrial de Mato Grosso.

A partir da década de 1940, o ensino nacional passou por uma reforma denominada Reforma Capanema. Por meio dela, o LIMT transformou-se em Escola Industrial de Cuiabá (EIC), em função do Decreto-Lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. A escola passou, assim, a oferecer o ensino profissional com cursos industriais básicos e de mestria de alfaiataria, sapataria, artes do couro, marcenaria, serralharia, tipografia e encadernação.

Através da Lei nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959, a EIC adquiriu personalidade jurídica própria e autonomia didática, administrativa, técnica e financeira. Com a expedição da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, passou a oferecer o ensino profissional com cursos ginasiais industriais equiparados aos de 1º grau do ensino médio.

Em 20 de agosto de 1965, transformou-se em Escola Industrial Federal de Mato Grosso (EIFMT), em função da Lei n.º 4.759. Três anos depois, a Portaria Ministerial n.º 331, de 17 de junho de 1968, alterou a lei anterior e a escola industrial passou a denominar-se Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT).

Com a reforma do ensino de 1º e 2º graus (antigos ginasial e colegial), introduzida pela Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, a ETFMT acabou de vez com os antigos cursos ginasiais industriais (1° grau), e passou a oferecer o ensino técnico de 2º grau integrado ao propedêutico. Além disso, deixou de atender, especificamente, alunos do sexo masculino, com a aceitação de mulheres nos referidos cursos.





Com o advento da Nova LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o ensino profissional deixou de ser integrado ao propedêutico e a ETF passou a oferecer, separadamente, o ensino médio (antigo propedêutico) e o ensino profissional de nível técnico e nível básico. Pelo Decreto Presidencial de 16 de agosto de 2002, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de agosto de 2002, a ETFMT transformou-se em Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, nos termos da Lei n.º 8948/94. A partir daí, além do ensino médio e do ensino profissional de nível técnico e básico, a Instituição passou a oferecer o ensino profissional de nível tecnológico e a pós-graduação em nível Lato Sensu.

Através da Lei nº 11.892, de 29/12/2008, publicada no DOU de 30/12/2008, é criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), mediante integração dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Mato Grosso e de Cuiabá, e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

IFMT Cuiabá Cursos

O IFMT oferece os seguintes cursos:

Graduação

  • Secretariado Executivo
  • Turismo
  • Automação Industrial
  • Engenharia de Controle de Automação
  • Tecnologia em Controle de Obras
  • Tecnologia em Construção de Edifícios
  • Tecnologia em Geoprocessamento
  • Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Tecnologia em Redes de Computadores
  • Engenharia da Computação
  • Licenciatura em Educação Física

Pós Graduação

  • Mestrado em Ensino
  • Especialização em Rede e Computação Distribuída
  • Especialização em Desing Instrucional de Cursos a Distância

IFMT Cuiabá Concursos

O IFMT contrata funcionários por meio de concursos públicos, fique atento ao site e não perca as datas de inscrições e das provas.

Horário de Funcionamento IFMT em Cuiabá

  • Bela Vista: Segunda a Sexta das 07h às 22h
  • Centro Norte: Não informado
  • Quilombo: Segunda a Sexta das 08h às 18h

Onde fica, Endereço e Telefone IFMT em Cuiabá

  • Bela Vista: Av. Ver. Juliano da Costa Marques, s/n – Telefone: (65) 3318-5100 7-22
  • Centro Norte: Rua Zulmira Canavarros, 95 – Telefone: (65) 3318-1422
  • Quilombo: Av. Senador Filinto Muller, 953 – Telefone: (65) 3616-4100.

Outras informações e site

Mapa de localização